top of page

A Inesperada Ação do Projeto Território Verde

Atualizado: 6 de dez. de 2023

A horta escolar, ação prevista no Projeto Território Verde, proporciona experiências incríveis para as crianças da nossa escola, mas esse ano ela foi responsável por gerar uma nova ação.


Os estudantes do 1º Ano A estavam animados com sua horta, mas em setembro descobriram que lagartas haviam devorado todas as folhas de rúcula que eles haviam plantado. Ao conversar sobre o ocorrido, as crianças lembraram que as lagartas se transformam em borboletas. Foi então que a professora Ana Heloisa sugeriu que a turma fizesse um borboletário para aprender sobre o ciclo de vida das borboletas. Logo, se iniciaram as pesquisas e a preparação para essa ação tão ousada.


Os estudantes colocaram as folhas com lagartas em um pote grande de plástico. A horta de couve de uma turma vizinha também estava cheia de lagartas, então eles pediram permissão e recolheram as folhas. Com todas reunidas, vedaram o pote usando plástico filme. Depois se certificaram de fazer furinhos suficientes para que as lagartas conseguissem respirar. A partir daí, todos os dias, durante uma semana, foram colocadas folhas fresquinhas de couve para que as lagartas pudessem se alimentar. Segundo os estudantes, elas são esfomeadas!


Depois disso, as lagartas se transformaram em casulos e em mais alguns dias, as borboletas eclodiram, encantando crianças e adultos. A ação Borboletário, como ficou conhecida, se iniciou no dia 20 de setembro e foi concluída no dia 29 do mesmo mês. Em seu caráter transdisciplinar, proporcionou tanto descobertas, quanto múltiplos aprendizados a todos os que participaram.


 
 
 

Comments


bottom of page