Projeto Escola Florida
- EC 403 Norte Plano Piloto e Cruzeiro
- 29 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2023
A ideia de plantar flores e plantas medicinais veio após o período crítico da pandemia do coronavírus, quando o mundo sofria com perdas de entes queridos e a educação voltava em forma de rodízio de estudantes. Foram momentos dolorosos para todos, mas principalmente para as crianças.
Pensando em alegrar o ambiente escolar, e ao mesmo tempo trazer conhecimento, a professora Eloiza pediu permissão às gestoras da escola para usar algumas manilhas disponíveis. Nós tínhamos um projeto de horta por realizar, mas a pandemia o retardou. Com a devida aprovação, a professora deu início ao projeto interventivo em 2021.
Passados dois anos, ainda realizamos a manutenção semanal, com regas, podas, e ainda mais plantios. Visitas para admirar o belo trabalho também acontecem, inclusive visitas letivas. Em aulas de ciências, por exemplo, é feito o estudo das plantas, como se desenvolvem, se gostam ou não do sol, da chuva. A estrutura de cada planta também é analisada, suas raízes, caule, folhas e flores.
Alguns animais fizeram das proximidades o seu refúgio, e com o tempo, assim como as plantas, acabaram virando tema de estudo. Questões sobre sobrevivência começaram a ser levantadas, fazendo os estudantes se questionarem até mesmo sobre os gravetos e a terra usada pelos animais para construírem sua moradia.
Todo o projeto trouxe a reflexão da ação do homem no meio ambiente, do nosso papel na destruição, poluição e preservação da natureza. A semente foi plantada de forma despretensiosa, com objetivos momentâneos que se mostraram duradouros, oferecendo muito mais do que poderíamos imagianar. A ideia tomou vida própria e floresceu em um belo projeto, que os estudantes deram o nome de Projeto Escola Florida.
Comments